sábado, 17 de outubro de 2009

Dia 17 de Outubro Levanta-te contra a pobreza! Novas actividades Pobreza Zero

q8J

Dia 17 de Outubro é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Em Portugal, será assinalado com o evento nacional “Levanta-te e Actua”, que este ano conta com três dias de actividades (sexta, sábado e domingo). No ano passado registaram-se mais de 65 mil participações.

 

Mais de uma centena de inscrições foram já efectuadas pelas mais diversas instituições e a Pobreza Zero também vai organizar e participar em uma série de acções.

 

Mais informações em http://www.pobrezazero.org/noticia.aspx?cid=3949&id=3527

João Tordo ganha "Prémio Literário José Saramago"





O escritor João Tordo venceu a sexta edição do Prémio Literário José Saramago com o romance "As Três Vidas", editado pela Quid Novi, anunciou hoje, sábado, em Penafiel, fonte da Fundação Círculo de Leitores.
Com periodicidade bienal, o prémio tem um valor pecuniário de 25 mil euros e visa "promover a divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa, através do estímulo à criação e dedicação à escrita de jovens autores no domínio da ficção, romance ou novela em língua portuguesa, por escritores com idade até 35 anos".

As edições anteriores do prémio contemplaram Paulo José Miranda (1999 - "Natureza Morta"), José Luís Peixoto (2001 - "Nenhum Olhar"), Adriana Lisboa (2003 - "Sinfonia em Branco"), Gonçalo M. Tavares (2005 - "Jerusalém") e Valter Hugo Mãe (2007 - "O remorso de Baltasar Serapião").

O prémio foi atribuído por um júri presidido por Guilhermina Gomes (em representação da Fundação Círculo de Leitores) e composto por Ana Paula Tavares, Nélida Piñon, Pilar del Rio e Vasco Graça Moura.



sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Britânicos fundam "Banco de Sementes do Milénio"




Botânicos britânicos anunciaram hoje ter reunido sementes de 10 por cento das plantas mais ameaçadas do planeta, naquela que é a primeira etapa de um "banco" destinado a preservar a biodiversidade mundial.


Após nove anos de uma colecta levada a cabo com a colaboração de 54 países, o Banco de Sementes do Milénio, situado nos Jardins Botânicos de Kew, zona Sudoeste de Londres, conseguiu recolher 24.200 espécies de plantas selvagens, que correspondem a um décimo das plantas mais ameaçadas no mundo.


Para Stephen Hopper, director dos Jardins Botânicos Reais, num momento em que aumenta a inquietação com as alterações climáticas e a perda da biodiversidade, o Banco de Sementes do Milénio é "uma verdadeira mensagem de esperança e um recurso vital num mundo de incerteza".



quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Há mais de mil milhões de famintos

pobreza1

A fome afecta hoje 1,02 mil milhões de pessoas - quase um décimo da população mundial -, segundo relatório da FAO, agência da ONU para a Agricultura e a Alimentação, divulgado, ontem, em Roma.

"Nenhuma nação está livre e, como sempre, são os países mais pobres - e as populações mais desprotegidas - os que mais sofrem", lamenta Jacques Diouf, director geral da FAO, num relatório elaborado em conjunto com o Programa Mundial Alimentar (PMA) e apresentado dois dias antes do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala amanhã.

"Na luta contra a fome o foco devia ser posto no aumento da produção de alimentação", afirmou Jacques Diouf. "É senso comum (que) devia ser dada prioridade à agricultura, mas o oposto aconteceu", adiantou. Em 1980, 17% do apoio de países doadores foi para o sector agrícola, parcela que desceu para 3,8% em 2006 e só subiu ligeiramente nos últimos três anos, afirmou Diouf numa entrevista à AP Television News.

Mais informações em http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1390933

Moçambicano vence Prémio Leya 2009





O moçambicano João Paulo Borges Coelho, com o romance "O olho de Hertzog", foi o vencedor da segunda edição do Prémio Leya. O júri elegeu uma obra que é uma "metáfora da demanda do destino individual e colectivo"

Mal conheceu ontem a decisão do júri, presidido pelo poeta e escritor Manuel Alegre, João Paulo Borges Coelho, que se encontrava em casa, em Maputo, a preparar uma aula, mostrou-se "surpreendido e muito contente". Ele que, como confessou, via telefone, "não tinha a mínima fé neste tipo de iniciativas" e que só concorreu proque a mulher o convenceu a fazê-lo. O Prémio Leya - nome do maior grupo editorial do país - é o galardão literário com maior valor monetário atribuído em Portugal (100 mil euros).

Mais informações em http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1389823

"Descobrir Oeiras" em conteúdos digitais e multimédia

ng1197925

Termina já no dia 20 de Outubro o prazo para a entrega de trabalhos do concurso “Descobrir Oeiras”, que pretende estimular a criação de conteúdos digitais e multimédia.

Partir do design, da inovação e da tecnologia para mostrar várias leituras sobre o seu concelho é a proposta do “Descobrir Oeiras” que pretende estimular a criação de conteúdos digitais e multimédia, tendo por base temas ou actividades relacionadas com o seu território, como a sua história, evolução, património, meio urbano e paisagem.

“Descobrir Oeiras” é o título do Concurso de Design, Tecnologia e Inovação que a Câmara Municipal de Oeiras está a realizar, inserido no âmbito das celebrações dos 250 Anos do Concelho e do Ano Europeu da Criatividade e Inovação.

Mais informações em http://dn.sapo.pt/cartaz/design/interior.aspx?content_id=1367936

terça-feira, 13 de outubro de 2009

“Novo” quadro de Leonardo Da Vinci

davinci

Impressão digital descoberta num canto de um quadro até agora atribuído a um artista alemão do século XIX.
O quadro, de 33 por 23 centímetros, foi vendido em 1998 num leilão em Nova Iorque por 19 mil dólares (cerca de 12.800 euros) mas, se o autor for mesmo Leonardo Da Vinci, poderá alcançar os 150 mil milhões de dólares (101.500 milhões de euros), informa a revista "Antiques Trade Gazette".
Segundo Peter Paul Biro, um perito forense em arte do Canadá, a impressão digital corresponde à ponta do dedo indicador e é "muito parecida" com a encontrada num "São Jerónimo" do pintor renascentista italiano que se conserva no Vaticano.
Se realmente for de Leonardo, como acredita Martin Kemp, esta será a única obra de Leonardo sobre pergaminho.

Mais informações em http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1389588